Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Ansiedade e solidão no trabalho em navios de turismo

Estudo cita queixas e problemas de saúde relatados por trabalhadores brasileiros em alto-mar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As mídias sociais que orientam profissionais de marketing e da política também estão sendo usadas para análise de condições especiais de trabalho.

A Revista Brasileira de Saúde Ocupacional publicou em setembro deste ano um estudo com base em relatos online que relacionam a qualidade de vida de trabalhadores brasileiros embarcados em grandes e modernos navios de turismo especializados em cruzeiros marítimos.

Nancy Oliveira Monteiro, Gustavo Cardoso Peterlevitz e Rodolfo Eduardo Scachetti, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Unifesp, analisaram o conteúdo de 23 blogs de adultos jovens em atividade nessas embarcações. 

Estudos sobre a qualidade de vida do trabalhador embarcado são raros na literatura brasileira, provavelmente pelas limitações de um acesso direto a essa classe enquanto exercem suas atividades no mar, dizem os autores.

Nos blogs analisados, 15 responsáveis (65%) eram do sexo feminino e 8 (35%), do sexo masculino.

Constaram dos temas mais citados queixas e benefícios. Em relação às queixas, há as relacionadas ao desconforto e falta de privacidade na cabine e à baixa qualidade da alimentação para os trabalhadores.

Nos problemas de saúde constam relatos de dor física, exaustão, perda de peso e distúrbios do sono. 

Também há relatos de dificuldades na organização do trabalho, hierarquia nos postos de trabalho baseada na nacionalidade do trabalhador, desvio de função, carga horária excessiva, instabilidade e imprevisibilidade para receber o salário e situações de abuso de poder. 

Sob o ponto de vista psicológico negativo, há relatos de ansiedade, estresse, medo de acidentes, solidão, saudade da família e de amigos. 

Quanto aos benefícios nesta área especial de trabalho, eles citam a qualidade de alguns navios, os salários, a oportunidade de viagens e a socialização com os demais trabalhadores.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas