Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

As ameaças da gripe e do resfriado

Não adianta tomar antibiótico e, se os sintomas piorarem, deve-se buscar ajuda

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O inverno começa nesta sexta (21) com seus dias frios ameaçando as pessoas com mais de 200 vírus que causam resfriado comum ou com o vírus H1N1, da gripe (influenza).

Para o resfriado comum não existe vacina e antibióticos não têm qualquer efeito. Para o vírus da influenza, uma vacina de alta efetividade é aplicada anualmente nas campanhas de vacinação, como naquela recém-encerrada em São Paulo.

Apesar de o resfriado ser considerado benigno, doentes com o sistema imunológico debilitado ou que sofrem com asma e outros problemas respiratórios podem evoluir para pneumonia ou bronquite, alertam os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

Para reduzir esse risco, os CDC recomendam às pessoas susceptíveis que elas permaneçam distantes dos doentes, lavem as mãos com frequência e evitem tocar em objetos manipulados por portadores da virose.

Os sintomas do resfriado e da gripe são semelhantes, mas os da gripe são mais intensos e incluem febre com calafrio, dores musculares e fadiga.

Para alívio dos sintomas, a recomendação é o descanso e o uso medicamentos sintomáticos. Se continuarem por mais de uma semana, é recomendável procurar ajuda médica.

Os CDC também dizem que é importante evitar o uso da aspirina (ácido acetilsalicílico), principalmente em crianças e adolescentes, por causa do risco de se desencadear a síndrome de Reye, gravíssima.
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas