Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Os bons passos para a saúde

Pesquisa aponta menor risco de morte prematura em pessoas que dão mais de 7.000 passos por dia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Grande parte da população brasileira está sendo vacinada contra a Covid-19. Brevemente, quase todos estarão protegidos do novo coronavirus.

Com isso, será possível aceitar a sugestão dos especialistas em saúde: andar muito.

Há alguns anos, a orientação era correr diariamente para prevenir a obstrução das coronárias, as artérias que irrigam o nosso coração. Atualmente, avanços tecnológicos permitiram confirmar que somente andando podemos obter os mesmos benefícios.

Veterano da 2ª Guerra Mundial conseguiu arrecadar milhões de euros para a caridade com caminhadas ao redor do seu jardim - Justin Tallis/AFP

A professora Amanda E. Paluch e colaboradores, em pesquisa publicada no Jama Network Open deste mês, divulgam estudo de 10,8 anos com 2.110 adultos sobre morte prematura (óbito não esperado para determinada faixa etária).

Aqueles que efetuaram pelo menos 7.000 passos por dia, por longos períodos, quando comparados com os que deram menos que 7.000 passos, apresentaram um risco de morte prematura 50% a 70% menor entre os participantes da pesquisa com idade entre 38 e 50 anos de idade.

Os autores destacam que o aumento do número de passos diários pela parte menos ativa da população também traz benefícios.

Igualmente observam que os adultos mais velhos podem requerer menos atividade para obter melhor condição física e funcional.

O monitoramento da saúde pode ser realizado por celulares e relógios. Aplicativos indicam o número de passos executados, o gasto calórico do exercício e a distância percorrida.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas