Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Mais indígenas estudam medicina

Lei de cotas facilitou o acesso dos indígenas aos cursos em universidades federais

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Antigamente, médicos voluntários atendiam os indígenas doentes em suas aldeias. Brevemente, a presença será de grande número de médicos que nasceram nas aldeias.

Como em 2019 a lei de cotas facilitou o acesso de indígenas ao curso de medicina das universidades federais, após a conclusão dos cursos do ensino médio, Willian Fernandes Luna e colaboradores da Universidade Federal de São Carlos estudaram e relataram na revista Interface vivência desses povos nesses cursos.

Os indígenas passaram a ter acesso ao curso de medicina por incentivo do programa Mais Médicos - Lalo de Almeida - 1º.set.22/Folhapress

A pesquisa identificou 192 estudantes indígenas em 43 escolas médicas de um total de 69 universidades federais, com 80 cursos de medicina em 2019.

Os cursos procurados foram criados a partir de 2013 com o incentivo do programa Mais Médicos e foram implantados em regiões com ausência de escolas públicas de medicina.

Entrevistados pelos autores, os indígenas estudantes de medicina referiram que seus novos conhecimentos podem proporcionar impactos diretos em suas comunidades.

Por outro lado, a presença dos indígenas nas escolas médicas pode trazer diversidade, como outras formas de pensar o processo saúde-doença.

Os autores concluem que os apoios institucionais necessitam ser aprimorados para favorecer a educação e a formação médica dos indígenas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas