Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A desinformação sobre vacinas

Hesitação vacinal é alimentada por plataformas de mídia digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite), que terminaria no domingo (30), foi prorrogada por tempo indeterminado.

Esta medida merece o apoio da população, pois visa ao seu benefício, apesar do exagero promovido pelos negacionistas da vacinação.

A cobertura vacinal de crianças e adolescentes até os 15 anos, que deveria ter alcançado 95%, chegou a somente 79,20% e é o resultado da indecisão de pais e responsáveis por essa importante fatia da população.

Crianças são imunizadas na tenda de vacinação instalada na Quinta da Boa Vista para a campanha contra a poliomielite e o sarampo
Crianças são imunizadas na campanha contra a poliomielite e o sarampo - Fernando Frazão - 13.abr.22/Agência Brasil

Este tipo de indecisão em relação à saúde, particularmente no que se refere à vacinação, deve ser combatido. Poderá resultar na reintrodução do agente responsável pela infecção (poliovirus) em nosso meio, com suas graves consequências.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) denomina a situação de "hesitação vacinal" e a considera uma das principais ameaças atuais à saúde global.

Especialistas das Universidades de Washington, em Seattle, Estados Unidos, e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Inglaterra, liderados por Heidi J. Larson, estudaram as causas da hesitação vacinal.

A principal foi a de que a indecisão e a incerteza em relação à vacinação são alimentadas por plataformas de mídia digital.

Dessa forma, a população é levada para a saúde alternativa, extremismo em crenças ou por polarização política com base em decisão desinformada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.