Siga a folha

Virada Sustentável lança manual de comunicação sobre resíduos

Texto é guia para gestores com repertório de conceitos e ferramentas de engajamento

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

“Por trás do lixo estão as pessoas, e é com elas que construiremos novas cidades”. A frase resume o espírito de um manual que será lançado nesta sexta, 24, durante a Virada Sustentável, no Unibes, em São Paulo. O objetivo é subsidiar gestores urbanos no planejamento de campanhas de comunicação com o público sobre resíduos.

Pode parecer muito específico, mas não é para especialistas e tem linguagem simples e prática. Toca num ponto fundamental para a mudança de costumes necessária para que a sociedade avance na diminuição da produção de lixo e da poluição ambiental.

“Conheça, entenda e convide pessoas e organizações locais que realizam trabalhos com resíduos e sustentabilidade urbana. A experiência e criatividade da sociedade civil aliadas ao conhecimento técnico dos servidores públicos é a chave para um projeto criativo e eficiente”, sugere o texto do Manual de Comunicação e Engajamento para gestão de resíduos.

O manual condensa discussões feitas durante um projeto para a cidade de Curitiba, que recebeu recursos da Climate and Clean Air Coalition e da Municipal Solid Waste Initiative (CCAC e MSWI). O programa foi executado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

O texto traça um panorama de como os resíduos vêm sendo tratados culturalmente e analisa o papel da comunicação no processo. Sugere boas práticas para o desenho de projetos públicos e apresenta ferramentas de mobilização.

“As transformações de comportamento que as mudanças climáticas exigem estão ligadas não apenas com restrições e esforços, mas também com estilos de vida cada vez mais valorizados nas sociedades urbanas, como a alimentação orgânica, a economia circular, o fazer com as próprias mãos, o espírito comunitário e mesmo outros aspectos como a mobilidade limpa, saúde, bem-estar e educação”, diz o texto.

“O tema da comunicação sobre resíduos no Brasil é incipiente. Fizemos um diagnóstico em algumas cidades e vimos que, quando existe, é muito pontual e desconectada”, diz Carlos Silva Filho, diretor da Abrelpe. “A experiência internacional diz que as iniciativas só têm sucesso quando são bem desenhadas, articuladas e contínuas”, acrescenta.

Após o lançamento do manual, às 14h, será proposta uma dinâmica de grupo entre os presentes para elaborar uma campanha de gestão de resíduos para uma cidade. As propostas serão julgadas e a melhor campanha será desenvolvida com o apoio da Abrelpe.

O manual deve estar disponível para download no site da associação no final da tarde desta sexta. 

A programação da Virada Sustentável no Unibes Cultural inclui um painel sobre resíduos e economia circular, a partir das 8h30: “Os Efeitos da 4a Revolução Industrial na gestão de resíduos”, com palestra de Antonis Mavropoulos, presidente da ISWA  - International Solid Waste Association. Para saber mais visite o site da Virada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas