Siga a folha

Jornalista foi repórter da Ilustrada, correspondente em Londres e editor de Fotografia.

Descrição de chapéu

Auto de resistência

Documentário mostra como se instituiu na PM do Rio uma cultura de forjar casos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Entre janeiro de 1998 e fevereiro passado, 13.599 pessoas foram mortas no Rio de Janeiro por “oposição à intervenção policial”, o nome oficial que se dá atualmente ao velho “auto de resistência”, quando a polícia mata alguém em suposto confronto.

Em 2017 —quando houve uma onda de assassinatos de PMs (134 mortos em serviço)— foram 1.124 pessoas assassinadas por policiais, um aumento de 21,5% em relação a 2016.

O viés de alta segue firme neste ano: janeiro foi o mês em que a PM fluminense mais matou gente desde o início da série histórica, em 1998. Foram 154 homicídios, uma média de cinco por dia, um a cada cinco horas.

Esses números são escandalosos por si mesmos, dada sua magnitude. Mas sempre há aqueles que defendem a priori qualquer morte causada por PM, como se todas as vítimas fossem criminosas —e como se o fato de ser criminoso autorizasse a pena de morte.

Por isso é importante dar rostos aos números, e é isso que faz o documentário “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho, que está em competição no festival É Tudo Verdade, com sessões no Rio e em São Paulo a partir do dia 13.

O filme lembra casos como a chacina de Costa Barros, em 2015, quando cinco jovens que haviam ido comemorar o primeiro emprego de um deles, de 16 anos, foram assassinados ao voltar para casa. O carro em que estavam foi alvo de 111 tiros de quatro PMs —que, ao verem o que haviam feito, plantaram próximo às vítimas armas que não lhes pertenciam.

Acompanhando diversos casos do início até o julgamento, o filme mostra como se instituiu na PM do Rio uma cultura de forjar autos de resistência —plantando provas falsas, alterando cenas de crimes, mentindo nos depoimentos— cujo resultado é o que se vê há anos: licença para matar impunemente.

Enterro de um dos cinco jovens mortos por policiais em Costa Barros, no Rio de Janeiro, em novembro de 2015 - Ricardo Moraes - 30.nov.2015/Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas