Siga a folha

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Descrição de chapéu Folhajus ifood

Bilhetes carinhosos no delivery amenizam isolamento

Gesto mostra que sempre é possível estar mais próximo dos clientes, ainda que a uma distância segura

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Este longo período de quarentena, no mínimo de algum distanciamento social, nos fez recorrer muito mais às compras virtuais e ao delivery. Certamente foi muito difícil para bares, restaurantes, padarias, lojas de bebidas e de doces se acostumar a somente ir até o cliente, mas tiveram de se adaptar rapidamente para sobreviver.

Algumas se superaram: passaram a enviar bilhetinhos manuscritos com os produtos, acrescentando calor humano ao serviço. O consumidor agradece e pede que esta gentileza não termine quando a pandemia passar.

Os bilhetes da quarentena adicionam um sorriso a uma situação em que estamos forçados a rejeitar o contato humano. Mostram, portanto, que sempre é possível estar mais próximo dos clientes, ainda que a uma distância segura, com máscara e muito álcool em gel.

Já tratei aqui da notável reação das lojas e mercados de bairro, que chegam a dar dicas sobre o preparo de receitas com ingredientes adquiridos pelos consumidores. Uma quebra muito bem-vinda em uma rotina de medo, tristeza e de dificuldades diversas.

Os recados carinhosos ficam ainda melhores quando redigidos a mão. Dão trabalho extra para quem já tem de receber o pedido, prepará-lo, acondicioná-lo e distribui-lo em recipientes que o mantenham intacto, quente ou frio. Mas criam um laço de verdadeira fidelização, que não acontece na marra, e sim pela conquista do comprador.

Da mesma forma, os clientes sabem reconhecer as empresas que tomam providências efetivas para proteger o meio ambiente, ao utilizar embalagens recicláveis. E valorizam as que adotam práticas em favor da diversidade.

Foi o caso da rede de lojas da empresária Luiza Trajano, que não recorreu a demissões para enfrentar a pandemia. Além disso, criou uma plataforma para empreendedores venderem seus produtos e-commerce. Sua campanha contra a violência doméstica ganhou mais relevância com a pandemia de coronavírus, pois as denúncias de feminicídio aumentaram durante o isolamento. Mais recentemente, Luiza anunciou um programa de trainee exclusivo para negros, a fim de que tenham mais oportunidade de ocupar cargos de chefia.

Se alguém considerar tais ações mero marketing, lembremos que algumas companhias pressionaram contra a quarentena, demitiram nos primeiros dias da pandemia, e foram contra as medidas de isolamento por questões meramente comerciais.

Os nomes destas empresas estão bem anotados, pois mostraram sua verdadeira face. Por ganância, ideologia política, ignorância e desprezo pela vida, colocaram o ser humano em último lugar. Para elas, os bilhetinhos dos consumidores não seriam nada carinhosos. Que recebam a resposta no balanço das vendas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas