Siga a folha

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Retorno com força do gasto público surge como inesperado desdobramento do Brexit

Para fidelizar novos conservadores, Boris Johnson não tem alternativa senão abrir cofre público

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Num gritante contraste com a tensão insustentável dos últimos meses, o brexit será efetivado no final desta semana num ambiente de relativa indiferença.

Depois de uma vitória triunfal na eleição parlamentar de dezembro, Boris Johnson tem o horizonte limpo pela frente, e todos parecem ter esquecido a briga épica dos últimos três anos.

Nesse contexto pacificado, o regresso com força do gasto público surge como um inesperado desdobramento. Apelidado de “Boris, o construtor” pela imprensa, o premiê já anunciou um fundo de 80 bilhões de libras (R$ 437 bilhões) para desenvolver a infraestrutura, novos subsídios a empresas e um aumento de 6,2% no salário mínimo.

À primeira vista, Boris Johnson parece estar correndo para consolidar a sua hegemonia. O último pleito, marcado pela conquista inesperada dos principais bastiões tradicionais da oposição, mudou o mapa eleitoral dos conservadores. 

Os novos deputados representam os ingleses das regiões periféricas das cidades médias do Norte e das Midlands. Tradicionalmente trabalhistas, os eleitores dessas regiões, traumatizados por uma década de austeridade, cederam à promessa de que o brexit marcaria o começo de um novo tempo de prosperidade.

Para fidelizar esses novos militantes conservadores que lhe garantem o controle do partido e do governo, Boris Johnson não tem alternativa senão ir além do discurso e abrir o cofre público.

Essa urgência política também pode ser apresentada como uma necessidade estratégica. Até os mais fanáticos defensores da austeridade concordam que só um Estado forte pode projetar o Reino Unido na nova realidade.

O investimento em ciência, tecnologia e infraestrutura parece indispensável para permitir à indústria superar o término da cooperação integrada com os países da União Europeia —destino de metade das exportações.

O próprio Kenneth Rogoff, autor do conceito de que o excesso de dívida promove a recessão, concordou que, diante dos fatos, a última preocupação dos britânicos deve ser o deficit público.

Mas a realidade é que o estado de exceção criado pelo brexit serve de força legitimadora para uma mudança de paradigma que vinha sendo defendida e planejada há muito tempo. 

Os trabalhos de David Goodhart e Dan Jackson deixaram claro que as regiões mais afetadas pelo retrocesso dos serviços públicos e o avanço da globalização haviam se tornado redutos naturais dos conservadores.

Importante lembrar que o regresso do gasto público é uma das principais bandeiras da ultradireita global. Na Itália, Matteo Salvini chegou ao topo prometendo desafiar as imposições fiscais da UE. Na Índia, o governo Narendra Modi simplesmente redefiniu o conceito do orçamento populista.

Mas a adesão da pátria histórica do capitalismo moderno tem uma dimensão simbólica infinitamente maior.

Ela marca o começo de uma nova era para os influentes conservadores britânicos, fervorosos defensores do desmonte do Estado desde os anos 1970 e do advento do governo Margaret Thatcher.
Nessa nova era, o governo de ultradireita brasileiro, com sua política de arrocho orçamentário, será visto como uma curiosa relíquia dos velhos tempos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas