Siga a folha

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Descrição de chapéu Livros

Pesquisador descobre propaganda de remédio feita por Guimarães Rosa

Anúncio publicitário foi publicado em 1931 na revista O Cruzeiro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Anúncio de medicamentos com carta de Guimarães Rosa, na revista O Cruzeiro, em 1931 - Reprodução

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A pesquisa em fontes primárias às vezes revela informações inesperadas e curiosas. Por exemplo: Guimarães Rosa foi garoto-propaganda de dois remédios, em 1931. Ou seja, quando ainda era médico e bem antes de lançar “Grande Sertão: Veredas”, de 1956.

A descoberta foi feita pelo bibliófilo Luís Pio Pedro, durante as pesquisas para o dicionário de pseudônimos no qual trabalha, previsto para o ano que vem.

O anúncio publicitário dos remédios Cascarobil e Metacal foi publicado naquele ano na revista O Cruzeiro, com uma carta de Rosa recomendando-os. Nela, o escritor dizia estar feliz que um paciente que sofria de “cólica hepática”, após o primeiro medicamento, achava-se “lépido, satisfeito, eufórico, cheio de saúde”.

“Estou disposto a prestar o meu fraco concurso em prol da substituição dos produtos estrangeiros pelos nacionais,  o que reputo obra humanitária e patriótica, poupando as finanças do cliente e defendendo a economia do país”, escreveu.

MERCADO O mercado editorial fechou o semestre em alta, de acordo com os últimos dados da Nielsen Bookscan.

MERCADO 2 O acumulado do ano até aqui mostra um crescimento de vendas em volume (5,24%) e em faturamento (10%) em relação ao mesmo período do ano anterior. A greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo  interromperam, contudo, o crescimento.

JORNALISMO A Todavia comprou os direitos do livro sigiloso sobre Trump que Bob Woodward, repórter lendário do Washington Post que revelou o escândalo do Watergate, lança em setembro nos Estados Unidos. A obra se chama  “Fear: Trump in the White House” (medo: Trump na Casa Branca). A editora fez uma orferta em dinheiro para que o título não fosse a leilão.

POESIA A poesia do chileno Roberto Bolaño será publicada pela primeira vez no país.  A Companhia das Letras lançará a antologia “A Universidade Desconhecida”, publicada  postumamente, mas organizada pelo autor em 1993.

POESIA 2 O volume traz poemas de livros como “Los Perros Románticos” e “Tres”, além de inéditos. A edição, bilíngue, será traduzida por Josely Vianna Baptista.

PROSA A editora também publica, em 2019, “A Fúria”, de Silvina Ocampo, autora argentina que orbitava em torno da revista SUR e segue inédita no Brasil. Os 34 quantos serão traduzidos por Livia Deorsola.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas