Reportagem da Folha ganha Prêmio Impa-SBM de divulgação científica

Especial multimídia conta como foi feito o 1º transplante de coração do Brasil, há 50 anos

São Paulo

O especial multimídia “Há 50 anos, Brasil fazia seu primeiro transplante cardíaco” ganhou o Prêmio Impa-SBM de Jornalismo na categoria Divulgação Científica.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) no Congresso Internacional de Matemáticos, no Rio.Esta é a primeira edição do prêmio, criado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo da láurea é reconhecer reportagens que apresentem a matemática e as ciências de maneira interessante e original e estimulem a sua popularização.

Publicado pela Folha em 25 de maio deste ano, o especial relembrou como foi feito o primeiro transplante de coração do Brasil, no Hospital das Clínicas da USP, apontou os desafios para que o país aumente o número de cirurgias e mostrou quais são as apostas para reduzir a fila de pessoas que precisam de um novo órgão no futuro.

 

O trabalho foi feito por Gabriel Alves, Mariana Versolato, Luciano Veronezi, Lalo de Almeida, Victor Parolin, Marina Garcia, Isabella Faria, Daigo Oliva, Reinaldo Canato, Angelo Dias, Edgar Lopes da Silva e Melina Cardoso.

A reportagem da Folha "Filhos ficam um ano na frente quando os pais conhecem matemática”, de Paulo Saldaña, ficou em 2º lugar na categoria Matemática do prêmio. E a reportagem "Ensino de matemática engatinha até nas escolas privadas de elite do país”, de Saldaña e Érica Fraga, recebeu uma menção honrosa na mesma categoria. 
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.