Siga a folha

Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

TJ-MG nega habeas corpus de funcionários da Vale e Tüv Süd

Engenheiros haviam conseguido liminar no STJ para sair da prisão

Bombeiros trabalham no resgate de vítimas em Brumadinho - REUTERS

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou os pedidos de habeas corpus para funcionários da Vale e engenheiros da Tüv Süd que haviam conseguido liminar no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para sair da prisão.

São 12 funcionários que foram presos após a tragédia de Brumadinho,  que deixou 201 mortos e 107 desaparecidos até o momento, mas foram soltos após a decisão do STJ.

Agora, eles podem voltar para a prisão.

O relator do processo no TJ-MG foi o desembargador Marcílio Eustáquio. O caso foi julgado na tarde desta quarta (16).

No dia 27 de fevereiro, o ministro Nefi Cordeiro, do STJ, concedeu em caráter liminar (provisória) a liberdade aos funcionários das empresas. 

A Vale afirma que "essas prisões são desnecessárias, pois os colaboradores já haviam prestado depoimento de forma espontânea e estavam disponíveis para prestar novos esclarecimentos às autoridades a qualquer momento. Atendendo à recomendação da força-tarefa, inclusive como medida cautelar alternativa à prisão, - tal como destacado em recente decisão do Ministro Nefi Cordeiro, do STJ, de 27 de fevereiro sobre a legalidade das prisões dos funcionários da Vale - , todos esses funcionários já estavam afastados. A companhia e seus empregados têm apresentado, desde o momento do rompimento da barragem, todos os documentos e informações solicitados voluntariamente e, como maior interessada na apuração dos fatos, a Vale continuará contribuindo com as investigações." 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas