Siga a folha

Banco do Nordeste censura obra sobre casamento gay em exposição no CE

Uma faixa com a frase 'em terra de homofóbicos casamento gay é arte' foi retirada da fachada de centro cultural

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma faixa com a frase "em terra de homofóbicos casamento gay é arte", que integra a instalação artística "O que Pode um Casamento (Gay)?", foi retirada da mostra "Salão de Abril", em Fortaleza.

A exposição de arte, uma das maiores do Ceará, é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e pelo Instituto Iracema, e ocupa diferentes espaços culturais da cidade. 

A faixa, de autoria dos artistas Eduardo Bruno e Waldírio Castro, foi instalada na fachada do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, ligado ao banco de mesmo nome, na última sexta (24) e removida na segunda (27). No mesmo dia, segundo relatos, um funcionário do centro cultural foi afastado de suas funções de gerente.

Fachada do Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza - Reprodução

Os artistas afirmam que a faixa foi colocada com autorização da curadoria e da produção da mostra e removida sem que houvesse um diálogo com eles. Segundo Eduardo Bruno, a secretaria e o Instituto Iracema não foram avisados da decisão do centro cultural. "Além de ser censura, é um caso de homofobia também. Ela só foi retirada por que tinha referência ao casamento gay", completa o artista. 

O Banco do Nordeste, via sua assessoria de imprensa, diz que "não interferiu na exposição do artista, somente discordou da instalação de faixa na entrada do equipamento, afixada próximo à logomarca do centro cultural, descaracterizando a fachada do prédio e comprometendo sua identidade visual". A instituição também nega que seu gerente tenha sido afastado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas