Siga a folha

Osmar Terra exonera 19 servidores de departamento de Roberto Alvim

Diretor de Centro de Artes Cênicas da Funarte diz que não foi consultado sobre essa decisão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ministro Osmar Terra, da Cidadania, exonerou 19 servidores do Centro de Artes Cênicas da Funarte, comandado pelo diretor Roberto Alvim. A informação foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta sexta (4).

 

Alvim diz que não foi consultado sobre essa decisão. "Meu departamento inteiro foi exonerado, não sei se os nossos teatros sequer vão poder abrir hoje. Isso provoca a paralisação de todo o meu trabalho", afirma. 

O ministro da Cidadania, Osmar Terra - Evaristo Sá/AFP

"O momento é preocupante para esta fundação pública, pois não apenas sua autonomia vem sendo desconsiderada como princípios fundamentais da administração pública como a legalidade, a impessoalidade e a moralidade estão cada vez mais em xeque", diz Jorge Lemos, presidente da Asserte (Associação de Servidores da Funarte). "O controle social é fundamental para que a Funarte permaneça como instituição pública e não de governo", segue Lemos. 

A Funarte, via assessoria de imprensa, afirma que "o Centro de Artes Cênicas da instituição pretende estudar cada caso e avaliar se solicitará anulação para alguns deles. Quanto aos cargos que ficarem vagos, pretende recrutar novos colaboradores técnicos, tanto na própria Funarte quanto fora da instituição".

O ministério, via assessoria de imprensa, diz que não irá comentar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas