Siga a folha

Toffoli determina que 3º colocado ocupe o lugar da senadora Juíza Selma, a 'Moro de saia'

Decisão atende pedido do governo de Mato Grosso

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu liminar para que o candidato a senador mais bem votado pelo Mato Grosso entre os não eleitos ocupe interinamente o cargo da senadora cassada Selma Arruda (Podemos-MT)

Conhecida como 'Moro de saia', Selma teve o mandato cassado em dezembro do ano passado. Ela foi condenada por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018. 

A decisão de Toffoli atende pedido feito pelo governo daquele estado. Quem assumirá é o candidato e ex-governador do MT Carlos Fávaro (PSD), terceiro colocado nas eleições de 2018 --que selecionou duas vagas. 

​Os suplentes da senadora, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes, também foram cassados. Com isso, o TSE determinou a realização de nova eleição em Mato Grosso para preencher a cadeira que será deixada por ela no Senado.

Argumentando que sem um senador a representação do estado ficaria comprometida na casa, o que fere o princípio da igualdade previsto na Constituição, o governo matogrossense entrou com uma ação de descumprimento de preceito fundamental. Outro pedido semelhante é movido pelo PSD.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas