Siga a folha

General Augusto Heleno diz desconhecer se Carlos Bolsonaro queria criar Abin paralela

Fala foi feita à CPMI que investiga as fake news

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

​O general Augusto Heleno, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), afirmou à CPMI que investiga as fake news que “não tem conhecimento” de que Carlos Bolsonaro,  filho do presidente, queria criar uma Abin paralela no começo do governo do pai, provocando atrito entre integrantes do gabinete presidencial.

SEI TUDO 

A primeira informação sobre a Abin paralela foi dada pela deputada Joice Hasselmann à CPMI. Ela disse que ouviu a história do ex-ministro Gustavo Bebianno, secretário-geral da Presidência no começo do governo. A parlamentar afirmou também que o general Heleno sabia de tudo.

QUERO SABER 

A informação levou o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) a pedir explicações a Heleno. Que diz não saber de nada.

CONTA LOGO 

Bebianno já confirmou publicamente a história revelada por Joice. Na próxima semana, a CPMI pode votar requerimentos para que ele vá à comissão e detalhe o que sabe sobre um suposto esquema de disseminação de mensagens de ódio contra adversários do presidente Jair Bolsonaro.

PEDRA 

A dificuldade da CPMI em quebrar sigilos telemáticos e bancários de acusados de divulgar fake news preocupa alguns de seus integrantes. 

CAMINHOS 

“Só vale prorrogarmos os trabalhos se conseguirmos avançar”, diz o deputado Alexandre Frota. Os trabalhos da comissão terminam em abril. “Caso contrário, é melhor encerrarmos tudo.”

CADÊ? 

Ele afirma também que, ao contrário de outras CPMIs, desta vez a Polícia Federal e o Ministério Público Federal não entraram para valer nas investigações.


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA QUARTA (4)

Filho de Paulinho da Força vota a favor da reforma da Previdência de Doria 

Coletivo de mulheres contra Bolsonaro fará ato no Dia Internacional da Mulher 

Organizações pedem que Fiesp discuta liberdade de imprensa com Bolsonaro 

Luciana Gimenez fará bazar com renda revertida para ONG 

Associação de servidores da Ancine faz assembleia sobre recomposição de diretoria 


NOITE ILUSTRE

Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, e o governador do Maranhão, Flávio Dino, foram à sessão solene de posse dos novos dirigentes do TRF-3, na segunda (2), na Sala São Paulo. O presidente do TRF-3, Mairan Maia, o general Marcos Antonio Amaro dos Santos e o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, também compareceram. 

MICROFONE

A cantora Tiê comemorou dez anos de carreira em show na sexta-feira (28), no Sesc Pinheiros. Rodrigo Mendes, presidente do instituto que leva seu nome, e a produtora Roberta Youssef passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, conversa sobre as perspectivas para o país. Na quarta (4), às 20h, na Casa do Saber.

O cantor Tom Zé faz show gratuito na quarta (4) na reabertura do Teatro Arthur Azevedo.

Arnaldo Antunes e Samuel Rosa se apresentam na inauguração do projeto Por Acaso, de Zé Maurício Machline. No dia 10, na Casa de Francisca, em SP.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas