Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Raul Cutait recebe alta de Covid-19 e celebra: 'Estou vivo. O resto é o resto'

Cirurgião chegou a ficar mais de duas semanas intubado e em estado crítico na UTI

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O cirurgião gástrico Raul Cutait, do Hospital Sírio-Libanês, está curado da Covid-19. Ele recebeu alta nesta terça (22) e já está em casa com a família.

Cutait, que tem 70 anos, descobriu que tinha sido infectado pelo coronavírus em 24 de março. Em poucos dias, a doença evoluiu para uma forma grave e ele foi internado na UTI do Sírio. Foi intubado. Teve septicemia. Seu estado foi considerado crítico.

O médico Raul Cutait (ao centro) celebra o aniversário de 40 anos de sua filha, Bianca (à esq.), ao lado da esposa, Marcia (à dir.), em São Paulo - Zanone Fraissat - 27.jul.2019/Folhapress

"Faço questão de poder dizer: estou bem. Estou vivo. O resto é o resto", disse ele à coluna. "A gente apanha muito numa situação dessas. Estou além das expectativas."

O médico afirma que quase não se lembra do que ocorreu e que agora, em conversa com a família, está puxando um pouco pela memória tudo o que viveu.

"As pessoas estão me contando", afirma.

Ele diz que só tem a agradecer. "Recebi um tremendo apoio, da equipe médica, dos amigos", afirma. "O que recebi de solidariedade vale a vida."

Na residência, ele ainda terá que passar por alguns cuidados, como sessões de fisioterapia. "Agora é dar tempo ao tempo", finaliza.

Outros médicos renomados, como o infectologista David Uip e o cardiologista Roberto Kalil Filho, também foram infectados pelo novo coronavírus. Como Cutait, eles já estão curados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas