Siga a folha

Deputado pede que MPF investigue ato de improbidade de ministro da Justiça

Marcelo Calero questiona o pedido de habeas corpus impetrado por Mendonça a favor do ministro da Educação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) protocolou nesta quinta-feira (28) uma representação no Ministério Público Federal solicitando a instauração de investigação de ato de improbidade praticado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça.

O parlamentar questiona o pedido de habeas corpus impetrado por Mendonça a favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) - zanone Fraissat/Folhapress

No documento, Calero diz que "não se tratará, neste momento, do acerto ou equívoco quanto ao mérito da impetração, mas do desvirtuamento da função institucional desempenhada pelo Ministério da Justiça, que não se presta a defender interesse pessoal de um de seus pares ou terceiros".

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro para definir estratégias de reação ao Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta (27), Mendonça ingressou com um pedido de habeas corpus a fim de "garantir liberdade de expressão dos cidadãos".

A ideia é impedir a prisão ou outra medida cautelar contra Weintraub no caso de ele se recusar a cumprir a determinação do STF de prestar depoimento. De acordo com Mendonça, o pedido beneficia "de modo mais específico" Weintraub e as "demais pessoas submetidas ao inquérito [4.781, que investiga fake news e ataques ao Supremo]".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas