Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2020

Camila Pitanga e Marina Person assinam manifesto de união da esquerda por Boulos e Benedita da Silva

Documento reúne cerca de 250 assinaturas pedindo apoio para os candidatos chegarem ao 2º turno

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A atriz Camila Pitanga, a cineasta Marina Person e o artista plástico Nuno Ramos são três das 250 assinaturas que já subscrevem um manifesto de apoio ao voto em Guilherme Boulos (PSOL) e em Benedita da Silva (PT) para que os dois candidatos cheguem ao segundo turno nas eleições para as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente.

"O risco de a esquerda estar fora do segundo turno nas duas principais cidades do país, em um momento como este, não pode em absoluto ser minorado e teria consequências terríveis para os que lutam pela transformação estrutural da sociedade brasileira", afirma o documento, que também é apoiado pela urbanista Raquel Rolnik, pelo jornalista Fernando Morais.

O cientista político André Singer, a economista Leda Paulani e o ator Antônio Grassi também assinam.

"Por mais que projetos partidários sejam legítimos, a situação na qual o país se encontra não permite a desunião nesse momento, muito menos a ausência de nossas posições em um segundo turno que pode se tornar o começo do fim do bolsonarismo e de seu horizonte fascista", segue o texto.

"As próximas eleições municipais não são apenas disputas nas quais decidiremos quem governará nossas cidades. Elas serão fundamentais para recompormos as forças a fim de retirarmos o Brasil das mãos de uma extrema-direita autoritária, violenta, indiferente à catástrofe humanitária que ela mesma produziu com sua negligência com a pandemia e com um projeto econômico de aprofundamento da espoliação e da concentração de renda."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas