Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Estado de SP registra 190 óbitos durante 'apagão de dados'

Normalização de acesso a sistema para notificação de casos graves e óbitos ocorreu na terça (10), após cinco dias de instabilidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O estado de São Paulo registrou 190 óbitos por Covid-19 entre os dias 6 e 10 de novembro. O dado é divulgado somente nesta quarta (11), após instabilidade no Sivep, sistema do Ministério da Saúde utilizado por serviços de saúde e muncípios para notificação de casos graves e óbitos.

Recentemente, diversos órgãos governamentais foram afetados por um ataque cibernético. Rio de Janeiro e Minas Gerais também não divulgaram dados referentes à Covid-19 nos últimos dias. O Amapá continua sem dados atualizados, mas por causa do apagão que afeta o estado.

A normalização do acesso ocorreu somente na noite de terça-feira (10), o que possibilitou a extração dos dados pelo governo paulista. De terça para quarta, São Paulo registrou 3.421 novos casos de Covid-19. Ao todo, o estado já soma 1.150.872 casos desde a chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil.

De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, o número de 190 óbitos contabilizados provavelmente é inferior ao real. "Com a retomada do sistema, é esperado que as prefeituras notifiquem estes óbitos 'represados' dos últimos cinco dias, o que pode gerar uma falsa ideia de alta de mortes nos próximos dias", afirma a pasta.

São Paulo registra atualmente 39.907 mortes causadas pela Covid-19.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas