Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Advogado-bomba da Lava Jato do Rio mostra mensagens a colegas para se defender

Criminalista foi investigado sob acusação de vender facilidades para investigados na operação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O criminalista Nythalmar Dias Ferreira Filho, tido por advogados como “homem-bomba” da Lava Jato do Rio de Janeiro, procurou colegas para mostrar áudios de conversas que diz ter gravado quando atuou na operação. Do outro lado da linha estariam, segundo disse, agentes que participaram das investigações. Os advogados ficaram impressionados —embora não tenham como checar a autenticidade das gravações.

RADAR 

Nythalmar entrou no radar da advocacia do Rio quando começou a ter êxito considerado fora da curva na defesa de investigados da Lava Jato —atraindo clientes que antes contratavam bancas renomadas de defesa.

O advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho - Reprodução

DE PERTO  

O sucesso foi tanto que advogados apresentaram representação contra ele, acusando-o de cooptar clientes alegando uma suposta proximidade com o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal do Rio.

DE LONGE 

Nythalmar passou então a ser investigado sob a suspeita de usar o nome do juiz para vender facilidades a alvos da Lava Jato, chegando a sofrer operações de busca e apreensão em seus endereços. Ele nega tudo. Mas, acuado, partiu para o contra-ataque nos bastidores.

CARTA 

Em sua atual cruzada, além de mostrar supostas conversas que teria tido com investigadores, ele exibe documentos para provar que não tentou cooptar clientes. Um deles é uma carta de próprio punho do ex-governador Sergio Cabral negando que tenha sido procurado pelo defensor, como havia sido publicado.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas