Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus STF

Fux recebe carta de juristas, artistas e políticos que defendem julgamento de Moro no STF

Em encontro virtual, presidente da Corte recebeu texto endossado por artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso e políticos como Rodrigo Maia e Ciro Gomes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um grupo de advogados e juristas entregou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, uma carta em que centenas de personalidades pedem que a Corte julgue a suspeição de Sergio Moro no caso do tríplex.

O texto foi assinado por artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Wagner Moura e Zeca Pagodinho, e por políticos como Ciro Gomes, Rodrigo Maia e Eduardo Paes.

Na reunião, que foi realizada de forma virtual nesta terça (16), os juristas manifestaram solidariedade contra os ataques que o STF vem sofrendo. E pediram atenção para a segurança jurídica das decisões do tribunal.

No encontro foram discutidos também temas institucionais —alguns deles relacionados ao cancelamento das condenações de Lula. O caso está sendo discutido na 2ª Turma do STF. Mas o ministro Edson Fachin quer levá-lo ao plenário.

Eles mostraram preocupação, por exemplo, com um julgamento dúplice, isto é, quando um caso é julgado na Turma e depois pode ser levado ao plenário sem que haja recurso especifico para tal.

Do encontro participaram os juristas José Eduardo Cardozo, Marco Aurelio de Carvalho, Lenio Streck, Antonio Mariz, Dora Cavalcanti, Carol Proner, Fabio Tofic, Alberto Toron, Mauro Menezes, Gabriela Araújo, Ney Juvelino Strozake, Geraldo Prado e Juliano Breda.​

A carta também é assinada por nomes como Elza Soares, Arnaldo Antunes, Daniela Mercury, Emicida, Patrícia Pillar, Paulo Betti e Paulo Miklos.

Sete ex-ministros da Justiça, dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer, também pedem que o ex-juiz seja julgado. Assinaram o texto José Carlos Dias, José Gregori, Eugênio Aragão, Renan Calheiros, José Eduardo Cardoso, Torquato Jardim e Tarso Genro. O ex-presidente José Sarney enviou carta de apoio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas