Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Fiocruz amplia produção diária de vacinas para 1,1 milhão de doses

Velocidade teria esgotado os insumos até agora disponíveis para a fabricação do imunizante, mas novos lotes já estão desembarcando no Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) ampliou a capacidade de sua produção de vacina contra a Covid-19, de 600 mil doses diárias para 1,1 milhão.

VELOZ

Com isso, pretende finalizar a produção de 48 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca, que iniciou em março, nos próximos dias. A finalização da entrega desse primeiro lote de doses está prevista para a primeira semana de junho.

ESTUFA

O intervalo entre a produção e a entrega é explicado pelo fato de amostras de cada lote terem que ficar por 14 dias em uma estufa a 37º para garantir a esterilidade delas.

INTERVALO

A aceleração na produção fez com que a fábrica consumisse a totalidade do IFA, a matéria-prima das vacinas, em prazo menor do que o previsto. Por isso, a produção deve parar na próxima quinta (20). E só será retomada depois que novos insumos, que já estão chegando ao Brasil, forem descongelados e estiverem prontos para ser usados.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas