Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Osmar Terra deve ser convocado para depor na CPI da Covid

Ele é apontado como um dos conselheiros do presidente para que ele não seguisse as recomendações da Saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado federal Osmar Terra deve ser convocado para depor como testemunha na CPI da Covid-19. Ele é apontado como um dos conselheiros de Jair Bolsonaro que combateram o isolamento social, único instrumento que existia no ano passado, além do uso de máscaras, para frear a disseminação do novo coronavírus no Brasil.

RUA

Terra chegou a prever menos de duas mortes por dia no país por causa da Covid-19. A média de óbitos, neste ano, passou de 3.000 pessoas por dia.

ERA ELE  

O requerimento de convocação foi apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE). A decisão de chamá-lo à CPI foi tomada depois que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta citou Osmar Terra como uma das pessoas do grupo que aconselhava o presidente de forma paralela para que ele não seguisse as recomendações da pasta da Saúde.

OLHAR  

O senador afirma que um dos focos da CPI é apurar ações e omissões do governo no combate à pandemia. Aquelas “lesivas ao interesse coletivo podem decorrer da forma como as principais autoridades do país viam e continuam vendo” a ameaça do coronavírus, diz ele.

OLHAR 2  

“É essencial saber qual a verdadeira concepção que o maior mandatário do país [Bolsonaro] tem sobre o contexto no qual estamos inseridos e quem ajudou a construir essa noção”, segue Pacheco. Osmar Terra, diz ele, “em várias oportunidades externou sua opinião sobre a forma como deveria se dar o enfrentamento à crise: imunização coletiva”. Mas não pela vacinação em massa, e sim “por meio da exposição do maior número possível de pessoas”.

RESULTADO 

O senador finaliza: “Parece claro que essa estratégia está diretamente ligada aos mais de 400 mil mortos pelo novo coronavírus”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas