Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Sabesp São Paulo

Justiça rejeita pedido da oposição, e votação da privatização Sabesp em SP é mantida

Parlamentares do PT e PSOL questionavam o estudo de impacto orçamentário de apenas quatro páginas que foi apresentado pela prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo rejeitou uma ação ingressada por parlamentares do PT e do PSOL que pedia a suspensão da segunda votação do projeto de lei de privatização da Sabesp na Câmara Municipal de São Paulo. A oposição questionava o estudo de impacto orçamentário de apenas quatro páginas que foi apresentado pela prefeitura.

Com a decisão, a votação final está mantida e deverá ocorrer na quinta-feira (2). Se aprovada, a proposta segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Vista aérea de estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, estatal que deve ser privatizada - Gabriel Cabral/Folhapress

Na semana passada, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo, determinou que a Casa só poderia fazer a votação definitiva do projeto após a realização de todas as audiências públicas e de outras, caso necessárias.

Em sua decisão, a magistrada também pediu que fosse dado amplo acesso ao projeto substitutivo e a um estudo de impacto orçamentário. Vereadores da oposição cobravam um levantamento específico do impacto da privatização da Sabesp sobre o município, que ainda não havia sido apresentado.

O estudo foi apresentado pelo secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra, para o presidente da Câmara, Milton Leite (União Brasil).

Na ação, os vereadores da oposição pediram à juíza a execução da sentença com base na liminar concedida na semana passada. No entanto, na decisão desta terça (1º), a magistrada afirmou "que não há sequer sentença a ser executada".

A ação ainda pedia que, se necessário, fosse aberta licitação para a contratação "de técnicos competentes para a elaboração do estudo" de impacto orçamentário. Os vereadores vão ingressar com uma nova petição ainda nesta terça.

"O documento [apresentado pela prefeitura] se assemelha mais a uma manifestação política da atual gestão à frente da administração pública do que um estudo de impacto", diz a ação.

No último dia 17, os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de lei enviado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) que na prática, dá sinal verde para que o governo estadual avance com a privatização da Sabesp.


TELONA

A atriz Isabel Teixeira em cena do filme 'Avenida Beira-Mar', de Maju de Paiva e Bernardo Florim - Divulgação

O filme "Avenida Beira-Mar", estrelado por Isabel Teixeira (na foto) e Andrea Beltrão, fará sua estreia mundial na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, marcado para ocorrer entre 7 e 15 de junho.

Dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim, o longa ainda reúne em seu elenco as atrizes Milena Gerassi e Milena Pinheiro. A produção é assinada pela Elo Studios e pela Produtora Viralata, em coprodução com o Telecine.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.