Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Em artigo na Nature, cientistas brasileiras fazem apelo a outros países por colaboração na Covid-19

Elas criticam os 'passaportes das vacinas' e a lentidão na chegada de insumos para vacinas ao país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Três cientistas brasileiras escreveram um artigo para a revista Nature Medicine, uma das mais importantes do meio médico, questionando esforços dos EUA e de países europeus para o uso de “passaportes das vacinas”. Elas também cobram cooperação internacional para tornar testes de Covid-19 acessíveis para países mais pobres e criticam a lentidão na entrega de insumos para vacinas no Brasil.

PLANETA 

“É hora de o Brasil pesquisar além de suas fronteiras e alcançar a comunidade internacional, pois seus esforços só terão sucesso se estiverem alinhados aos de seus vizinhos e aliados”, afirmam as três. “Os governos e o setor privado em países de alta renda devem ser lembrados de sua obrigação de combinar palavras de solidariedade com ações concretas.”

MUNDO 

O texto também defende a adoção de lockdowns em alguns locais do Brasil acompanhados de medidas não farmacêuticas, como o uso de máscaras e o fortalecimento de programas de assistência social. O artigo é assinado por Lorena G. Barberia, do departamento de ciência política da USP, e por Silvia Figueiredo Costa e Ester C. Sabino, do departamento de doenças infecciosas da faculdade de medicina da USP.

CASA 

No texto, as cientistas ainda citam um curso de pós-graduação ministrado por elas no qual “enfatizamos que a pandemia no Brasil deve ser utilizada como meio de identificação de políticas que não sejam apenas de recuperação, mas de criação de uma sociedade mais segura, sustentável e justa”. “A sociedade brasileira respondeu ao chamado às armas. A hora de agir é agora.”

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas