Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Advogada de Bolsonaro vai criar curso para orientar blogueiros depois de recados do TSE sobre fake news

Corte mandou duros recados ao presidente sobre o disparo de mentiras pelas redes sociais nas eleições

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A defesa do presidente Jair Bolsonaro afirma que o resultado do julgamento das ações contra ele no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apesar de afastarem a cassação de seu mandato, tornaram preocupante o cenário das eleições de 2022.

O TSE enviou recados duros a Bolsonaro. O futuro presidente da corte, Alexandre de Moraes, chegou a afirmar que, se houver disparo em massa de fake news no pleito de 2022, os responsáveis serão cassados e "irão para a cadeia por atentar contra as eleições e a democracia".

A advogada Karina Kufa, que representa Bolsonaro, afirma que as novas balizas firmadas pelo TSE no julgamento tornarão o uso da internet nas eleições "bem restrito".

A advogada Karina Kufa - Pedro Ladeira-15.out.19/Folhapress

Ela se preocupa especialmente com o fato de o candidato poder ser responsabilizado por mensagens postadas por seus apoiadores nas redes, caso fique comprovada a ligação do político com eles.

"As regras estritas sempre valeram para a propaganda eleitoral de TV e rádio, e também para imprensa. Equiparar blogueiros à grande mídia e impor a eles as mesmas restrições é desproporcional. São pessoas muitas vezes pouco instruídas, que falam besteira e que não contam com apoio da mesma estrutura jurídica", afirma ela.

Karina Kufa diz que vai criar um curso de direito eleitoral para "orientar e qualificar" blogueiros identificados com o presidente sobre como atuar nas eleições de 2022. "Será uma plataforma aberta", diz ela.

A advogada afirma ainda que, nas próximas eleições, a campanha terá que montar uma equipe para acompanhar não apenas programas de TV e rádio, mas também "tudo o que os adverários postarem na internet".

FAMOSOS NAS REDES

com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas