Siga a folha

Descrição de chapéu petrobras

Consultoria do Senado contradiz Bolsonaro sobre aumento de combustíveis

Nota informativa foi feita em resposta a questionamentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A consultoria legislativa do Senado preparou uma nota informativa que contradiz o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as afirmações de que ele não pode trocar o presidente da Petrobras e, portanto, está impedido de alterar a política de preços da estatal para comercialização de diesel, gasolina e etanol.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) em vídeo transmitido em um fórum empresarial dos Emirados Árabes Unidos - Reprodução

A QUALQUER TEMPO 

De acordo com a consultoria, a diretoria da Petrobras, inclusive seu presidente, "podem ser destituídos a qualquer tempo". O presidente teria o poder de exonerá-los "indiretamente, por meio do Conselho de Administração e da Assembleia Geral", da estatal.

TOTAL CONTROLE 

"Compete ao Conselho de Administração a destituição, assim como a eleição, dos membros da diretoria executiva [da empresa]. Portanto, a União, que é o sócio controlador e tem maioria no Conselho de Administração da Petrobras, pode destituir o presidente da empresa", diz a nota técnica.

CONTROLE 2 

Sobre a política de preços, a consultoria afirma que "não há lei que obrigue a Petrobras" a adotá-la, embora a direção da empresa possa responder por políticas que causem prejuízo a ela.

MINHA RESPOSTA 

A nota foi feita em resposta a questionamentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que pretendia provar que as afirmações de Bolsonaro eram "uma mentira deslavada".

TELA

O artista plástico Felipe Young, conhecido como Flip, recebeu convidados na abertura de sua exposição individual ‘Pareidola’, na galeria Babel, na terça-feira (22), em São Paulo. O chef de cozinha e apresen-tador do programa MasterChef Brasil (Band) Henrique Fogaça passou por lá. O artista plástico e pichador Mauro Neri, conhecido como Veracidade, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas