Siga a folha

Descrição de chapéu Auxílio Brasil

Bolsonaro herdou votos de Moro, mas parou de subir entre os mais pobres, mostra Ipespe

Presidente saltou de 18% para 25% logo depois da retirada da candidatura do ex-juiz

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos mostra que, ao contrário do que se imaginava com o pagamento do Auxílio Brasil, Jair Bolsonaro não tem conseguido capturar em massa os eleitores de menor renda que dizem votar em Lula para presidente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) - Adriano Machado -4.mai.2022/Reuters

SALTO

O histórico da sondagem do Ipespe nesse segmento indica que o presidente deu um salto entre eleitores de baixa renda por herdar votos de Sergio Moro —e, depois disso, estacionou. Lula conseguiu permanecer com a preferência da metade do grupo.

SALTO 2

No fim de março, Bolsonaro tinha 18% entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, contra 8% de Moro. Lula chegava a 54%. Na pesquisa seguinte, no começo de abril, já sem Moro, o presidente saltou sete pontos, para 25% —na movimentação mais significativa até agora nessa faixa do eleitorado. O petista oscilou para 52%.

SALTO 3

A margem de erro em uma subamostra de pesquisa pode ser maior do que a da sondagem completa —mas a tendência de crescimento se mostrou evidente.

SALTO 4

"Bolsonaro cresceu não por efeito do Auxílio Brasil, mas pela saída de Moro", diz o cientista político Antonio Lavareda, do Ipespe.

NA MESMA

No fim de abril, Bolsonaro permaneceu praticamente estável entre eleitores de baixa renda, oscilando um ponto —e cravando 26% da preferência. Lula oscilou para 50%.

NA MESMA 2

Já na primeira pesquisa de maio, divulgada na sexta (6), a curva estacionou e os dois permaneceram exatamente com os mesmos percentuais no grupo de baixa renda: Bolsonaro manteve os 26%, e Lula, os mesmos 50% da preferência alcançada na pesquisa anterior.

NA MESMA 3

No conjunto do eleitorado, Lula tem 44%, contra 31% de Bolsonaro.


CLIQUE

Gilberto Gil, Alinne Moraes e Gisele Bündchen são algumas das personalidades brasileiras fotografadas por Aderi Costa para o livro "Cais" (editora ArteEnsaio), que será lançado em São Paulo na próxima quarta-feira (11), na Livraria da Travessa.

As quase 300 páginas da obra ainda reúnem fotos em preto e branco de nomes como Ruth de Souza, Vera Fischer, Isis Valverde, Claudia Ohana, Gloria Maria e Hermeto Pascoal. Produzido entre 2018 e 2019 na região do Cais do Porto, no Rio de Janeiro, o volume teve seu lançamento adiado por causa da pandemia de Covid-19.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas