Siga a folha

Direitos humanos retrocederam no Brasil, diz relatório entregue à ONU

Documento foi elaborado por 31 organizações da sociedade civil brasileira

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Relatório desenvolvido por 31 organizações da sociedade civil brasileira aponta que os direitos humanos retrocederam no país nos últimos quatro anos. O documento será apresentado no final deste mês, em encontro com representantes do governo brasileiro e integrantes da ONU em Brasília.

Neste ano, o Brasil passa pela Revisão Periódica Universal (RPU), um mecanismo da ONU que avalia a situação dos direitos humanos em países membros das Nações Unidas a cada quatro anos. Das 242 ações que, em 2017, o Estado brasileiro se comprometeu a desenvolver para promoção do tema, 80% não foram cumpridas e quase a metade (46%) estão em retrocesso, segundo o relatório.

Cúpula do Salão dos Direitos Humanos, na sede da ONU em Genebra (Suíça) - Fabrice Coffrini -18.nov.2008/AFP

As 31 entidades que desenvolveram o documento compõem o Coletivo RPU, coalização criada para monitorar como as recomendações da ONU estão sendo implementadas no Brasil. Entre as organizações que compõem o coletivo estão a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Conectas Direitos Humanos.


EM CASA

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), participou na quarta-feira (18) de um jantar com personalidades do mundo jurídico, realizado na capital paulista. O evento teve como anfitriões o secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa, e sua mulher, Cristiane da Costa, que receberam os convidados em sua residência. O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas