Siga a folha

Sâmia Bomfim pede que Câmara resgate comissão para legalização da maconha

Segundo a parlamentar, presidência da Casa determinou a instauração do colegiado há oito anos, mas ordem não foi cumprida

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada federal e líder do PSOL na Câmara, Sâmia Bomfim (SP), enviou um requerimento à Presidência da Casa nesta semana cobrando a instauração de uma comissão especial para discutir a legalização da maconha no país.

Segundo a parlamentar, a criação do colegiado foi determinada pela própria presidência da Casa oito anos atrás, em 2014, mas não chegou a ser cumprida.

Sâmia Bomfim, então recém-eleita como vereadora pelo PSOL - Marcus Leoni - 4.out.2016/Folhapress

A proposta legislativa versa, entre outros pontos, sobre controle, cultivo, armazenamento e comercialização da maconha e seus derivados. O projeto de lei chegou a ser arquivado, mas voltou a ser pautado em fevereiro de 2019.

"Não há, contudo, justificativa plausível para omissão no encaminhamento da ordem, cuja expedição se deu pela própria Presidência da Câmara", afirma Bomfim.

"É urgente que a Câmara dos Deputados enfrente esse debate da legalização da maconha. A política de guerra às drogas já mostrou-se falida e a cada dia que passa causa mortes dos mais pobres e excluídos", segue.

CORTINAS ABERTAS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assistiu à estreia da ópera "Aida", de Giuseppe Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo, na semana passada. A produção, que narra o drama do amor entre uma escrava etíope e um comandante do exército egípcio, fica em cartaz até 11 de junho.

A atriz Christiane Torloni e o presidente da Levisky Legado, Ricardo Levisky, compareceram. O regente assistente da Orquestra Sinfônica Municipal, Alessandro Sangiorgi, e o compositor Leonardo Martinelli
também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas