Siga a folha

Bolsonaro não irá à posse de Gustavo Petro na Colômbia

Políticos ligados ao presidente já associaram o país vizinho a um suposto grupo comunista

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai à posse do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro. Seu vice, o general Hamilton Mourão (Republicanos), declinou da tarefa para se dedicar à sua pré-campanha ao Senado. E o governo brasileiro será representado na solenidade pelo chanceler Carlos França.

Gustavo Petro, então candidato à Presidência, no segundo turno das eleições colombianas, em Bogotá - Jhon Paz - 19.jun.2022/Xinhua

NO TOPO

A cerimônia, que será realizada no domingo (7), sacramentará a chegada ao poder do primeiro governo de esquerda da história do país.

DESAFETOS

A vitória de Petro foi alvo de crítica do presidente Jair Bolsonaro em junho deste ano, após o resultado das eleições. O chefe do Executivo brasileiro citou um pedido do colombiano para que jovens presos em protestos no país vizinho fossem soltos. Políticos ligados a Bolsonaro fizeram um mapa colocando a Colômbia como integrante de um grupo de países supostamente comunistas na região.

DESAFETOS 2

"Vocês viram o discurso do novo presidente da Colômbia? ‘Soltar todos os meninos presos, todos’. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular", afirmou Bolsonaro em conversa com apoiadores.

TORCIDA

Na semana passada, a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, visitou o Brasil e se encontrou com Lula. À coluna, disse torcer pela vitória do petista. "Acredito que Lula é o único presidente que levou em consideração os direitos da população negra no Brasil", disse ela.

COXIA

A atriz Bete Coelho e a diretora Daniela Thomas receberam convidados na estreia da peça "Molly - Bloom", na noite de quarta (3), no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. A atriz Vera Zimmermann passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas