Siga a folha

Ataques com Palocci dividiram campanha de Bolsonaro

Testes em grupos de pesquisa, no entanto, mostraram que ela funcionava para reavivar antipetismo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A propaganda de ataques a Lula (PT) usando a delação de Antonio Palocci dividiu inicialmente a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma parte dos estrategistas têm a tese de que candidato que bate muito estaciona nas pesquisas. No caso de Bolsonaro, com um agravante: ele precisa conquistar votos entre as mulheres, que seriam mais refratárias à virulência eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-15.ago.22/Folhapress

TOM

A reconquista dos eleitores "arrependidos" de Bolsonaro, outra meta do presidente, também dependeria de ele adotar um tom mais ameno na campanha –o que o mandatário já vem tentando fazer.

FLECHA

Prevaleceu, no entanto, a visão de que é necessário atacar Lula para que a rejeição dele suba, evitando que eleitores recalcitrantes de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) acabem votando no petista ainda no primeiro turno. O ex-presidente tem hoje 38% de rejeição, contra 53% de Bolsonaro, mostra o Datafolha.

FLECHA 2

Trazer de volta a lembrança de escândalos de corrupção, e ainda explorando a imagem de Palocci, ex-ministro de confiança de Lula, em sua delação reacenderia nos recalcitrantes a resistência ao ex-presidente.

TESTE

A peça de propaganda com Palocci foi testada em grupos de pesquisa em todo o país antes de ser usada. O impacto causado por ela fez com que finalmente fosse ao ar.

TESTE 2

Lula também teve mudanças no tom em parte da sua propaganda eleitoral, intensificando ataques para aumentar a rejeição de Bolsonaro.

ESTANTE

A escritora Mayra S. Mayor recebeu convidados, na terça-feira (13), no lançamento do seu segundo romance, "Meu Mar Te Espera" (editora Jaguatirica). O advogado Luiz Gustavo Bichara e a escritora Renata Belmonte prestigiaram o evento, que ocorreu na Livraria Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas