Siga a folha

Confederação Israelita pede punição à professora que fez gesto nazista em sala de aula

Caso ocorreu em Ponta Grossa, no Paraná, e docente foi demitida

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) vão divulgar nota, na tarde desta segunda (10), manifestando repúdio contra a conduta de uma professora que fez saudação nazista em uma escola no Paraná (PR).

Vídeo mostra professora fazendo gesto nazista em escola no Paraná - Reprodução/Twitter @Julinho Bittencourt

"Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional", diz a nota. "O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente", acrescentam as entidades.

O caso ocorreu no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa. Divulgado pela Revista Fórum, um vídeo mostra a professora levando a mão à testa e, em seguida, estendendo o braço —mesmo gesto adotado para saudar Adolf Hitler no nazismo.

"É lamentável, ainda mais diante de jovens, que alguém resgate algo que tanto envergonha a história", diz Claudio Lottenberg, presidente da Conib, à coluna.

Procurada pela Folha, a escola afirmou que decidiu demitir a docente. Ela foi identificada como Josete Biral e estava na instituição de ensino há quase duas décadas.

A diretora-geral do colégio, irmã Edites Bet, repudiou o ato, o qual classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora.

O advogado da docente, Alexandre Jorge, encaminhou mensagem para a Folha, na qual negou que sua cliente tenha feito uma saudação nazista.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu Alexandre Jorge.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

A Confederação Israelita do Brasil (Conib) e a Federação Israelita do Paraná (Feip) vêm, publicamente, manifestar o seu repúdio à conduta de professora que fez a saudação nazista em sala de aula, no Colégio Sagrada Família, em Ponta Grossa/PR, no último sábado (8). Espera-se uma rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele deve ser combatido de forma efetiva, conforme a legislação vigente.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas