Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Mais de mil judeus declaram apoio à chapa Lula-Alckmin em novo manifesto

Documento, que ataca Jair Bolsonaro, foi endossado por artistas, advogados e pensadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo Judias e Judeus pela Democracia de SP vai lançar nesta quarta-feira (21) um manifesto em apoio à chapa Lula-Alckmin nas eleições deste ano. O documento já tem mais de mil assinaturas.

O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Lula durante encontro com movimentos sociais, em São Paulo - Nelson Almeida - 27.mai.2022/AFP

Entre os signatários estão os professores da USP André Singer e Raquel Rolnik, a escritora Tatiana Salem Levy, o diretor artístico Arthur Nestrovski, o advogado Fábio Tofic Simantob, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, o editor Luiz Schwarcz, o vereador Daniel Annenberg (PSB) e o ex-deputado Floriano Pesaro.

Ainda endossam a carta o médico Daniel Klotzel, a antropóloga Betty Mindlin, o advogado e diretor da Open Society Foundations para a América Latina e o Caribe, Pedro Abramovay, e o idealizador do Fórum Social Mundial, Oded Grajew.

O documento descreve o governo de Jair Bolsonaro (PL) como "um projeto de morte, escassez, violência, ódio e autoritarismo, de um presidente que abriu mão de governar o país e se dedica a atiçar os piores sentimentos sociais".

O grupo diz ainda que a candidatura do ex-presidente Lula (PT) "propõe uma política alinhada à justiça social e à garantia do Estado democrático de Direitos e da vida".

"Sabemos que quando o projeto político é o ódio, o passo seguinte é o extermínio simbólico e físico. Testemunhamos isso em diferentes momentos da história e sabemos as consequências da omissão, de falsas equivalências e da desresponsabilização diante da destruição das minorias políticas e religiosas e dos mais vulneráveis", segue o texto.

O manifesto é mais um movimento de parte da comunidade judaica em apoio ao petista. Em julho deste ano, um grupo composto por intelectuais, políticos e advogados lançou um manifesto suprapartidário intitulado "Judeus e judias com Lula e Alckmin".

Alguns nomes como Rolnik e Singer assinam os dois documentos. Na época, o movimento causou incômodo na gestão da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

Como mostrou a coluna, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, discordou da carta, embora já esperasse por "movimentos dessa natureza".

Veja, abaixo, a íntegra do manifesto do grupo Judias e Judeus pela Democracia.


TROFÉU

A atriz Suzana Pires foi a apresentadora da cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor Social 2022 na noite de segunda-feira (19), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. A fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Génot, vencedora na categoria Direitos Humanos, esteve presente. A diretora do Instituto Liberta, Luciana Temer passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.