Siga a folha

Entrevista de Cristina Kirchner gera solidariedade de Dilma e repercute na Argentina

Vice-presidente pode ser condenada nesta terça (6) a 12 anos de prisão

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A entrevista da vice-presidente Cristina Kirchner à Folha repercutiu nos principais veículos de comunicação da Argentina —e, no Brasil, ajudou a acender o sinal de alerta em setores do PT que, mergulhados no dia a dia da transição, não estavam atentos ao fato de que ela deve ser condenada a 12 anos de prisão nesta terça (6).

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante entrevista exclusiva à Folha, no Instituto Pátria, em Buenos Aires - Marlene Bergamo/Folhapress

AGENDA

Lula (PT) pode ir à Argentina ainda neste mês, depois da sentença contra a ex-presidente. A viagem já estava sendo programada.

LINHA DIRETA

Aliada e amiga de Cristina, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi ao Twitter para divulgar a entrevista e prestar solidariedade a Cristina —os mandatos das duas como presidente dos respectivos países coincidiram entre 2011 e 2015.

ASSISTA À ENTREVISTA COMPLETA:

CORAGEM

"A vice-presidenta Cristina Kirchner vem enfrentando de maneira corajosa a sanha midiática e judicial na Argentina. Como o presidente Lula, aqui no Brasil, Cristina é vítima de 'lawfare' —o uso do aparato judicial para justificar a perseguição política por parte de segmentos do Judiciário e do Ministério Público", disse Dilma.

CORAGEM 2

"E, por isso, estamos mais uma vez assistindo o princípio da imparcialidade da Justiça e dos juízes ser completamente distorcido e o aparato legal ser utilizado como arma para perseguição e busca de destruição política das nossas mais importantes lideranças progressistas", seguiu a petista.

TODO LADO

Na Argentina, trechos da entrevista foram republicados no Clarín, no La Nacion, no Infobae, no Perfil e no Página 12, entre outros.

É PIQUE!

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), prestigiou a comemoração do aniversário do sociólogo Fernando Guimarães, coordenador do fórum Direitos Já!. A atriz Leticia Bassit e o presidente da Cufa (Central Única das Favelas), Preto Zezé, participaram da celebração, que ocorreu na sexta (2), na Casa Rockambole, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas