Siga a folha

Sâmia aciona TCU e MPF contra Bolsonaro por despesas 'exageradas' e 'duvidosas' em cartão corporativo

Gastos do ex-presidente se tornaram público nesta semana

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) acionou o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) cobrando que seja investigado o uso do cartão corporativo do governo federal pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A parlamentar aponta despesas duplicadas e gastos considerados suspeitos.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) - Divulgação

EXTRATO

"Saltam aos olhos despesas acima dos valores de referência autorizados pela legislação, de natureza não eventual, absurdamente exageradas e patentemente duvidosas quanto à sua regularidade, havendo fortes indícios de desvio de finalidade e de malversação do patrimônio público", afirma Bomfim ao TCU.

EXTRATO 2

Ela cita como exemplo um pagamento no valor de R$ 109.266,00 a um restaurante de pequeno porte da cidade de Boa Vista, em 26 de outubro de 2021, que seria "incapaz de atender a uma demanda correspondente ao alto valor pago".

EXTRATO 3

Os gastos de Bolsonaro se tornaram público nesta semana em resposta a um pedido feito pela agência Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

TURMA TODA

Os valores debitados no cartão corporativo da Presidência incluem não só gastos diretos do presidente, mas da equipe que o acompanha de perto, entre outras despesas.


TERCEIRO SINAL

A atriz Grace Gianoukas recebeu convidados na pré-estreia da peça "Nasci pra Ser Dercy", realizada no Teatro Itália Bandeirantes, na capital paulista, na quinta (12). A diretora de teatro Denise Stoklos e o ator Leonardo Miggiorin estiveram lá. Escrito e dirigido por Kiko Rieser, o espetáculo celebra o legado de Dercy Gonçalves.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas