Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu ataque à democracia

Conselho questiona ausência de golpistas presos em SP após desmobilização de acampamentos

Secretaria da Segurança Pública diz que 'não foram registrados casos de resistência' e 'tampouco foram constatados flagrante'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) enviou um ofício à Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) pedindo informações sobre a desmobilização dos acampamentos golpistas no estado.

Desmonte de acampamento de golpistas bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera - Adriano Vizoni/ Folhapress

O órgão quer saber se as movimentações seguem desmobilizadas, se houve registro de ocorrência e se foram efetuadas prisões. A desmobilização ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinar a desocupação de todos os acampamentos nas imediações de quartéis pelo país.

O Condepe argumenta que a ordem do magistrado previa prisão em flagrante dos acampados pelos crimes de associação criminosa, atos terroristas, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

Como mostrou a coluna, o Governo de São Paulo informou, no fim da tarde de segunda, que já havia desmobilizado todos 34 acampamentos do estado.

Procurada, a SSP informa, em nota, que "não recebeu o documento do Condepe, porém, desde já, esclarece que não foram registrados casos de resistência ao cumprimento da ordem judicial durante a desmobilização dos acampamentos, e tampouco foram constatados flagrantes dos crimes mencionados na determinação do STF ou correlatos".

E segue: "Os manifestantes presentes foram devidamente qualificados e seus registros integrarão o relatório final elaborado pela SSP a ser enviado ao STF"

Em entrevista coletiva na segunda (9), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, já havia adiantado que a PM usaria diálogo para a desmobilização.

"É a certeza de que esse é o caminho. A gente vai cumprir a decisão judicial, mas a maneira como ela será cumprida vai ser o diferencial aqui em São Paulo. É uma orientação do governador [Tarcísio de Freitas] para que isso seja feito de maneira pacífica, e entendo que assim será", afirmou o secretário.

O Condepe também pede que a pasta envie a cópia de todos os relatórios das desocupações e desmontagens dos acampamentos produzidos pelas autoridades policiais que comandaram as operações.

E dá prazo de 30 dias para o governo paulista responda aos questionamentos.


TAPETE VERMELHO

O ator Babu Santana prestigiou a pré-estreia paulistana do longa "Regra 34", dirigido pela cineasta Julia Murat, realizada no cinema Reserva Cultural, na segunda (9). A artista e ativista Preta Ferreira
e a atriz Maeve Jinkings também estiveram lá. No ano passado, o filme foi agraciado com o Leopardo de Ouro, o prêmio máximo da competição internacional do Festival de Locarno, na Suíça.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.