Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Última ceia de Bolsonaro ainda presidente teve família 'caladinha' e Michelle dormindo cedo, diz chef

Karlota Fonseca, responsável pelas refeições do casal nos EUA, elogia ex-primeira-dama e diz que eles são uma 'família completamente normal'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dias antes dos ataques em Brasília, a última ceia de Jair Bolsonaro (PL) como presidente do Brasil foi "sem clima" e "sem muito papo". Quem conta é a chef brasileira Karlota Fonseca, que assinou o cardápio servido na casa do ex-lutador de MMA José Aldo, em Orlando (EUA), no dia 31 de dezembro.

Bolsonaro havia chegado um dia antes ao país e à residência, localizada em um condomínio fechado, onde segue hospedado desde então. A chef diz que teve que conter a emoção ao realizar um sonho antigo de servir um presidente da República.

A chef Karlota Fonseca, conhecida como chefe das estrelas, cozinhou para Jair Bolsonaro (PL) em Orlando, nos EUA - @karlotagoumet no Instagram

"Eles [Bolsonaro e família] estavam assim, né, no clima de meio que sem clima. Tive que me controlar porque eu cheguei lá eufórica por estar servindo o presidente, mas estava todo mundo caladinho, assim, na sua, sem muito papo", afirma Karlota, em entrevista à coluna.

Nascida em Campina Grande (PB), Karlota ficou conhecida como "chef das estrelas" por atender a diversas celebridades nos EUA, onde vive há cinco anos.

Ela e o marido, inclusive, suspenderam os planos de tirar férias quando foram contatados por um amigo da família Bolsonaro —cujo nome ela prefere não revelar—, que queria presenteá-los com uma ceia.

"Quando eu fui contratada, a primeira coisa que me disseram foi: ‘Eles são muito simples. Se você levar um arroz, uma salada e uma carne, tá ótimo’. Só que eu quis levar o melhor", conta.

A chef, então, preparou um pernil assado, uma travessa de bacalhau com natas, filé ao molho madeira e camarão aos quatro queijos. Para acompanhar, farofa de bacon e passas, arroz e salada. De sobremesa, ela levou sorvete de queijo com goiabada.

Com uma agenda cheia de eventos de fim de ano, Karlota conta que chegou por volta das 21h30 na casa onde o casal está hospedado. Depois de passar por uma equipe de seguranças americanos, "bateu um papo" com o presidente na cozinha.

"Ele foi muito simpático. Veio, tirou foto. Eu falei: ‘Ai, não acredito [que isso esteja acontecendo]’. Aquela coisa toda", recorda.

"Depois uma pessoa veio me atender e falou que a Michelle já estava recolhida. Já eram quase 22h. Pediu desculpas, mas informou que ela queria me conhecer quando eu fosse buscar a louça."

Normalmente, o serviço de Karlota inclui a montagem dos pratos, o serviço e a limpeza. Dessa vez, ela conta que levou quase tudo pronto, aqueceu a comida e foi embora.

No dia 2 de janeiro, a chef retornou à residência e preparou o almoço: feijão, arroz, frango assado e salada. E pôde, enfim, conhecer a primeira-dama. "Ela [Michelle] foi hiper, mega gentil", elogia Karlota.

A chef tem preparado refeições para a família e está aprendendo mais sobre a preferência de cada um. Michelle, por exemplo, prefere carne bem passada e gosta de comida apimentada.

Bolsonaro, por outro lado, precisa comer coisas leves à noite, como sopas e caldos, devido aos problemas intestinais decorrentes da facada de 2018. O ex-mandatário chegou a ser internado nesta semana com dores na região, mas foi liberado.

"Eles são uma família totalmente normal. Quando cheguei lá, quem estava lavando a minha louça era Michelle. Foi um ponto muito positivo porque eu esperava que, por ser um presidente, haveria muitos protocolos ou muitos empregados", diz.

"Eu vou dando esse suporte, mas tem dia que eles mesmo [cozinham as refeições]. Ontem [quarta, dia 5 de janeiro], por exemplo, fizeram um arroz e fritaram um bife."

A casa virou uma espécie de ponto turístico em Orlando, narra Karlota. "Tem gente que passa de carro, quer tirar foto, elogiar. E dá para ouvir tudo de dentro da casa. Às 7h, eles estão sendo acordados."

A chef é apoiadora do presidente. No dia 11 de outubro, ela publicou um vídeo nas redes sociais pedindo votos para o então candidato à reeleição.

"Não quero que nosso Nordeste, nosso Brasil, se transforme num desses países da América Latina que escolheram a esquerda. Por isso, eu escolhi um país de direita. Vote pela família, pelas coisas de bem", afirmou ela, usando um vestido azul e um blazer verde.

Ela diz que seu posicionamento político, porém, não interfere no seu trabalho. "Atendo a artistas de direita e de esquerda", conta.

Dias antes de servir a última ceia de Bolsonaro, Karlota realizou a ceia de Natal da cantora Anitta, que foi uma das principais vozes do meio artístico contra o mandatário nas eleições.

"Também foi muito legal trabalhar [com a Anitta]. [Ela e Bolsonaro] são dois opostos, lógico", diz, entre risos. Ela ainda recorda a simpatia da cantora. "Ela chegou, abraçou, tirou foto, o cachorro dela ficou brincando comigo."

Karlota registra seus trabalhos em seu Instagram, onde acumula mais de 28 mil seguidores. Ela já atendeu a nomes como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a cantora Claudia Leitte e a atriz Larissa Manoela.

Desde que publicou a foto com o presidente, afirma que ganhou e perdeu seguidores, além de ter sido vítima de ataques de ódio. "Tinha muita coisa bem pesada, falando para eu envenenar a comida [de Bolsonaro]. Eu parei de olhar porque não estava me fazendo bem", diz.

MICROFONE

A atriz Adriana Lessa e a rapper Drik Barbosa compareceram à pré-estreia do filme "I Wanna Dance with Somebody: A História de Whitney Houston", realizada no Cinépolis JK Iguatemi, na capital paulista, na terça (10). A cantora Karol Conká também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.