Siga a folha

Descrição de chapéu mostra de cinema

Ancine veta evento após crítica de organizador ao governo Bolsonaro

Agência não liberou uso de auditório para sessão de filme promovida por associação de servidores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Associação dos Servidores Públicos da Ancine (Aspac) teve que cancelar um evento de exibição de um filme sobre Beth Carvalho, programado para ocorrer nesta quarta-feira (17), após a Ancine (Agência Nacional do Cinema) vetar o uso de seu auditório.

Fachada da sede da Ancine, no Rio de Janeiro - Lucas Tavares/Folhapress

Chamada de Produção em Tela, a iniciativa de organizar sessões de cinema para servidores da agência era realizada desde 2017, mas foi paralisada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Naquele ano, a Ancine cancelou a exibição do longa "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz —após a repercussão do caso, o filme foi exibido gratuitamente na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

No mês passado, o evento voltou a ocorrer com a exibição de "Noites Alienígenas". Segundo funcionários ouvidos pela coluna, durante a sessão, um dos organizadores discursou contra a gestão de Bolsonaro, falou em "censura" do ex-governo e afirmou que o retorno do "Produção em Tela" simbolizava novos tempos.

Ainda de acordo com esses relatos, o discurso teria desagradado a diretora da Ancine. O diretor-presidente da agência, Alex Braga, foi indicado à presidência da agência pelo ex-presidente.

A suspensão do evento marcado para esta quarta surpreendeu os organizadores.

A Aspac solicitou a reserva do auditório e, no começo deste mês, recebeu a negativa sob a justificativa de que "há recomendação pendente da Controladoria-Geral da União, no contexto do programa da Integridade Ancine, para que seja elaborado Guia de Boas Práticas de Integridade, no âmbito das ações de Financiamento".

"Razão pela qual, no melhor interesse institucional de cautela, aguarda-se a definição de critérios para a disponibilização de espaço do auditório quando promovidos por outras entidades ou com a participação de agentes econômicos privados do setor regulado", dizia ainda a resposta da Ancine.

Procurada pela coluna, a Ancine disse que não iria se manifestar.

A associação ia exibir o documentário "Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho". Um dos organizadores afirma que já havia combinado com o diretor e produtor do longa que participassem de um bate-papo após a exibição.


EM CAMPO

A ministra do Esporte, Ana Moser, compareceu à cerimônia de posse da nova diretoria do Clube Pinheiros, na capital paulista, realizada na noite de segunda-feira (15). A secretária de Esportes do estado de São Paulo, coronel Helena Reis, compareceu ao evento acompanhada da filha, Liz. O secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas