Siga a folha

SP descumpre lei que prevê delegacias da mulher 24h um ano após sanção

Deputada Ediane Maria acionou o Ministério Público de São Paulo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quase um ano depois de o presidente Lula (PT) sancionar uma lei para que as delegacias da mulher funcionem 24 horas por dia, a medida ainda não avançou no estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Há 140 DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher), e apenas 11 funcionam ininterruptamente. Não houve expansão desde que a lei foi sancionada, em abril de 2023.

Sede da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Rio Claro, no interior de São Paulo; o governo Tarcísio de Freitas usou apenas 3% do orçamento previsto para construir novas delegacias do tipo - Marcelo S. Camargo - 12.abr.17/A2img/Governo do Estado de São Paulo

A deputada estadual paulista Ediane Maria (PSOL) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para que o governo estadual apresente um planejamento detalhado para cumprimento da lei federal.

"A mulher que é vítima de violência passa por um desamparo enorme, pois dependendo do horário em que ela foi agredida, vai precisar esperar amanhecer para prestar uma queixa-crime na delegacia", afirma a parlamentar.

"Nesse meio tempo, ela ainda corre o risco de ser agredida novamente ou, em uma situação mais alarmante, de ser morta", diz ainda.

Procurada, a gestão Tarcísio diz que anunciou, na sexta (8), sistema atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica nos plantões policiais da Polícia Civil. Serão 57 salas, segundo a pasta.

Além disso, o governo diz que, "até o fim do ano, sete unidades de DDMs instaladas no interior do estado passarão a operar ininterruptamente.


TERCEIRO SINAL

Os atores Lucio Mauro Filho e Bruno Mazzeo receberam convidados para a estreia de seu novo espetáculo, "Gostava Mais dos Pais", realizada no teatro Porto, em São Paulo, na semana passada. O apresentador Marcos Mion esteve lá para prestigiar a peça, que é dirigida por Debora Lamm.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas