Siga a folha

Políticos e advogados se reúnem em lançamento de livro de Marcelo Godoy

Em 'Cachorros', jornalista conta história de militante que se tornou espião do regime militar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O jornalista Marcelo Godoy recebeu convidados como o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino no lançamento do seu livro "Cachorros: A História do Maior Espião dos Serviços Secretos Militares e a Repressão aos Comunistas até a Nova República" (Alameda).

O evento ocorreu na semana passada no restaurante Rota do Acarajé, na região central de São Paulo.

Também estiveram presentes os cineastas Cleisson Vidal e Lea Van Steen, o dentista e presidente da ONG Turma do Bem, Fábio Bibancos, o especialista em Direito Público e ex-secretário de Justiça de São Paulo Belisário dos Santos Junior, o escritor e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo Antonio Roque Citadini, entre outros.

Fruto de dez anos de pesquisa, a obra relata a história de Severino de Mello, militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro) que foi cooptado pela inteligência da ditadura militar (1964-1985).

De acordo com resumo sobre o livro publicado pela editora Alameda, o agente contribuiu para "dezenas de sequestros, mortes, prisões e desaparecimentos que ajudaram a neutralizar o PCB nos anos 1970".

"Cachorros" foi tema de coluna publicada na Folha pelo jornalista Elio Gaspari, autor de cinco volumes consagrados sobre a história do regime

"Godoy se move com documentos e segurança por arquivos brasileiros, americanos e soviéticos. Num campo minado por demonizações, ele ouviu comunistas, policiais e militares com o rigor de um repórter", escreveu Gaspari.

"Manteve o equilíbrio lidando com rivalidades que separaram tanto os serviços do governo como as organizações de esquerda. Salvo o caso da Guerrilha do Araguaia, do qual não trata, Godoy ilumina todos os mistérios dos porões da ditadura e os segredos do Partidão", completou.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas