Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Em Glasgow, jornal proclama que agora 'Escócia é país diferente'

Partido nacionalista dispara e promete independência; em Londres, veículos conservadores veem 'avalanche' de Boris Johnson

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Com a pesquisa de boca de urna, começaram a ser impressas as primeiras capas dos principais jornais do Reino Unido desta sexta (13).

Em Londres, o Telegraph, que tinha Boris Johnson como colunista até ele se tornar primeiro-ministro, saiu com uma primeira página contida em relação ao que fez na campanha, mas falando em "avalanche" conservadora, mesma expressão usado pelo Times. Já o Guardian vê apenas uma "grande maioria".

Também apoiadores de Johnson, os tabloides Daily Mail e Sun festejaram mais. Na derrotada oposição, o tabloide Daily Mirror não recuou e manteve a crítica, com o trocadilho "Pesadelo antes do Natal".

Mas foi de Glasgow, a maior cidade escocesa, que veio a manchete que projeta talvez a consequência mais significativa do pleito, com o National proclamando que a "Escócia é um país diferente". Promete agora "campanha sem intervalos" pelo "passo final, a independência". O Herald foi mais contido.

Erramos: o texto foi alterado

Glasgow é a maior cidade da Escócia, não sua capital. O texto foi corrigido

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas