Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Coronavírus

Em meio à pandemia, EUA disparam mísseis de alerta à China

Casos de coronavírus e desemprego também disparam nos EUA, ultrapassando a China

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

New York Times e outros, ao noticiar os US$ 15 milhões por Nicolás Maduro, linkaram a página de recompensas do Departamento de Estado. As contas de mídia social do Comando Sul do Departamento de Defesa, que não esconde ter como alvo fixo a China na América Latina, também compartilharam.

Do outro lado do mundo, o South China Morning Post destacava que a "Marinha americana lança mísseis armados em aviso à China". A mensagem, ilustrada por foto da própria Marinha americana (abaixo), é que ela tem como se contrapor ao novo poderio chinês no Pacífico.

CHINA, CHINA, CHINA

Nas últimas semanas, o Wall Street Journal vêm publicando uma série de reportagens sobre a saída das tropas americanas da África e do Oriente Médio, inclusive Iraque, a caminho do Pacífico. Acompanham "a mudança estratégica de se afastar de ações contra grupos terroristas para competir com a China".

O WSJ levantou, por exemplo, como os "Marines se transformam para enfrentar ameaça chinesa". Estão "se preparando para o conflito no Pacífico", onde "mísseis e forças da China vêm erodindo a vantagem militar americana". Para começar, os fuzileiros navais "estão eliminando todos os seus tanques", pois a batalha não será por terra.

EUA NA FRENTE

Na manchete digital no final do dia no WSJ, "EUA passam China para se tornarem o país com mais casos de coronavírus".

Na manchete impressa do NYT, adiantada acima por seu editor de papel, Tom Jolly, com gráfico tomando a página, "Perdas de emprego disparam; casos de vírus dos EUA são os mais altos do mundo".

Na manchete do SCMP, por outro lado, "China vai negar a entrada de estrangeiros" a partir de agora.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas