Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

WP e outros alertam para ameaça de 'tomada militar do poder' no Brasil

TVs e jornais europeus, americanos e outros cobrem protestos e perguntam se Bolsonaro tem força para 'torpedear' eleição

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

As manifestações de sábado ecoaram do telejornal da rede pública alemã, Tagesschau, ao jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, do inglês The Guardian ao argentino La Nación e ao canal qatari Al Jazeera.

Também dos diários franceses Le Figaro e Le Monde ao semanal Le Journal du Dimanche, este com os protestos e um texto mais extenso, perguntando no título: "Jair Bolsonaro pode torpedear a eleição presidencial brasileira?".

O Washington Post foi pela mesma linha, com o longo enunciado "Bolsonaro disse que montaria uma tomada militar do poder. Agora, os brasileiros temem que ele possa estar lançando as bases":

Contrastando com o New York Times, que evita as ameaças do presidente brasileiro à democracia, o WP vem acompanhando continuamente a escalada, inclusive o cerco do YouTube a Bolsonaro, derrubando vídeos.

Também a CNN, que entrevistou uma "ex-fã" de Bolsonaro, Isa Soares, dizendo agora: "Foi um erro. Foi o maior erro da minha vida".

'UN PRÉSIDENT GÉNOCIDAIRE'

E Lula voltou a dar entrevista à televisão europeia, agora ao canal de notícias France24, que destacou sua declaração de que "Jair Bolsonaro é um presidente genocida". Mas tratou de questionar a "internacionalização da Amazônia", que chegou a ser aventada pelo presidente francês Emmanuel Macron.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas