Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu toda mídia

Índia 'abala domínio do dólar' estimulando rupia no comércio

Oito nações, de Rússia a Alemanha, Israel e Singapura, já abriram contas especiais para trocas na moeda indiana

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Por indianos como Zee News (imagem abaixo) e Firstpost, "Oito países abrem contas especiais em seis meses, para comércio em rupia indiana", não mais em dólar. Entre eles, Alemanha, Israel e alguns próximos da China como Singapura e Mianmar, mas não a própria.

Na descrição do segundo, "a Índia tem buscado promover o uso da rupia para liquidação no comércio com outros países depois que as sanções foram impostas pelo Ocidente com a guerra Rússia-Ucrânia".

No Deccan Herald, "o comércio exterior em rupia reduz a dependência de divisas, especialmente do dólar americano". Já teriam sido abertas 49 contas especiais, pelos bancos estrangeiros, e mais "estão esperando aprovação".

Do secretário indiano do Comércio, no Business Standard: "Inicialmente, nos concentramos na Rússia porque eles enfrentavam sanções, mas agora estamos conversando com vários. Temos discussões com países africanos e do Golfo. Eles também estão interessados".

No indiano Zee, 'política comercial da rupia ganha impulso' - Reprodução

TURBILHÃO DE SANÇÕES

Na sequência, a agência ocidental Reuters despachou a extensa reportagem "Acordos de petróleo da Índia com a Rússia abalam o domínio de décadas do dólar", descrevendo no texto:

"O comércio indiano, em resposta ao turbilhão de sanções, é a evidência mais forte até agora de uma mudança para outras moedas que pode ser duradoura. Após [o Ocidente] impor um teto de preço, a maioria das compras indianas foi em moedas diferentes do dólar, inclusive o dirham dos Emirados Árabes Unidos e o rublo da Rússia."

Segundo The Hindu e outros, alternativas à moeda americana também passaram a ser buscadas pela Índia para a aquisição de equipamento militar da Rússia, sobretudo os sistemas de defesa aérea S-400, encomendados por US$ 5,43 bilhões há cinco anos.

Após alguns adiamentos, devidos às sanções também sobre transporte, foi adotado o "método rúpia-rublo", com a entrega dos primeiros três sistemas. E agora se noticia que os últimos dois serão entregues no início de 2024.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas