Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Guedes deu preferência a empresários nos dias que antecederam à MP trabalhista

Trabalhadores ficaram de fora da agenda do ministro e de sua equipe

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Abaixo da superfície Nos dias que antecederam a apresentação de medida provisória para conter o desemprego, Paulo Guedes (Economia) conversou com pelo menos dez representantes do setor privado, nenhum do lado dos trabalhadores. Embora o ministro tenha dito que a medida provisória padecia de um erro de redação, parlamentares e técnicos afirmam que a suspensão dos salários é o plano do governo e a compensação com dinheiro público estava pronta e foi propositalmente atrasada.

Falhou Parlamentares afirmam que, em conversa com Rodrigo Maia (DEM-RJ), no sábado (21), o secretário especial do Trabalho, Bruno Bianco, informou que as duas medidas provisórias sairiam juntas. No dia seguinte, foi publicada apenas a que autoriza a suspensão dos empregos.

Aviso A quebra da promessa alimentou insatisfações no Legislativo e também no Judiciário. Segundo relatos, o presidente do STF, Dias Toffoli, enviou mensagem a Jair Bolsonaro e a Guedes informando que, se a MP não fosse revogada, seria derrubada.

Sem fio Sem apoio político e jurídico, Bolsonaro decidiu revogar o trecho problemático, prometendo nova redação. A meia-volta expôs novamente a falta de coordenação do governo no enfrentamento do coronavírus, dessa vez das áreas econômica e jurídica.

Frieza Sindicalistas aumentaram o tom da queixa contra Guedes e o governo, a quem acusam de criminalizar a representação trabalhista. "Para eles, os trabalhadores são apenas números", diz Ricardo Patah, da UGT. "Eles nem sabem que existe trabalhador no Brasil", diz Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

De todo mundo Já na agenda empresarial de Guedes, nas duas últimas semanas, há diversidade de setores, desde o agronegócio da BRF, as aéreas Gol, Latam e Azul, a telefônica Oi e até a chinesa Huawei, para desgosto de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

De todo mundo 2 Bianco conversou com a Febraban na sexta (20) e Marcelo Guaranys, o número 2 de Guedes, com a CCPR, dona da Itambé.

Tiroteio

Colocar o povo dentro de casa, com medo, e sem remuneração, sem garantia, é falta de discernimento

De Dias Toffoli, presidente do STF, sobre trecho de MP que autorizava a suspensão de contratos de trabalho, depois revogado por Bolsonaro

A coluna Painel agora está disponível por temas. Para ler todos os assuntos abordados na edição desta terça-feira (24) clique abaixo:

Guedes deu preferência a empresários nos dias que antecederam à MP trabalhista

Hospital Albert Einstein vai contratar quase 1.500 profissionais de saúde em SP para enfrentar coronavírus

Youtube tira do ar vídeo em que guru bolsonarista Olavo de Carvalho diz que coronavírus não existe

Peruíbe decide manter bloqueios mesmo após decisão do TJ-SP contra fechamento de estradas

Interino no comando do Congresso diz que disposição é manter MP trabalhista

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas