Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Nordeste entra em colapso em cerca de 15 dias, diz governador

Pico de casos deve ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio, diz Wellington Dias (PT)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Sobe O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse nesta quarta (29) na reunião do diretório nacional do partido que o sistema de saúde dos estados do Nordeste está a cerca de 15 dias do colapso, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio.

De todos Segundo ele, o número de casos identificados dobra a cada cinco dias, com aumento exponencial também das mortes. Dias falou ainda em efeito dominó para a saturação dos hospitais —ele relata já estar recebendo doentes do Ceará e de Pernambuco, que já vivem uma emergência.

Estica Outro assunto comentado por ele e pelo baiano Rui Costa (PT), que também participou da reunião, é a crise financeira dos estados sem a ajuda federal. Dias foi categórico: “Eu aguento até 15 de maio, a partir daí é colapso”.

Limite Costa fez outro relato alarmante. Cerca de 12% dos infectados por coronavírus no estado são profissionais de saúde, o que está reduzindo a força de trabalho no front. Em seus cálculos, devido à falta de pessoal de equipamentos, o máximo que é possível expandir a rede é em 1.300 leitos. Por isso, ele advoga pelo isolamento social.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas