Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Justiça determina que fabricante entregue 94 respiradores ao CE

Ministério Público alega que decisão do ministério de centralizar encomendas afeta atendimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça Federal no Ceará concedeu liminar, nesta quarta (29), determinando que a empresa Intermed e o Ministério da Saúde entreguem ao governo do estado e à capital Fortaleza um total de 94 respiradores pulmonares comprados e retidos por intervenção federal.

O combate à doença no Ceará é crítico --é o terceiro estado em número de casos, e o sistema de saúde está colapsado, segundo citam os procuradores em ação proposta pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público estadual do Ceará.

Parte dos equipamentos retidos foi encomendada antes da pandemia e o processo de pagamento já havia sido iniciado, com estruturas prontas à espera dos ventiladores.

Na decisão, o juiz Luis Praxedes Vieira da Silva critica o Ministério da Saúde.

"No caso, o cerceamento ultimado pelo Ministério da Saúde, consistente na exigência de que toda a produção da Intermed seja centralizada na União, embora, prima facie, possa aparentar ato de requisição administrativa [...] na verdade acaba por violar a própria razão de ser do aludido instituto, já que evidentemente quebranta o dispositivo constitucional que trata do direito à saúde, mitigando, inclusive, o próprio interesse público, centro do instituto requisitório", afirma.

O juiz determina que a empresa entregue os equipamentos, caso estejam em seus estoques, ou que a União o faça, sob pena de multa.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.