Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Vice do Amazonas faz armação contra governador e tenta exonerar secretário de segurança na madrugada

Carlos Almeida (PSDB) tentou publicar no Diário Oficial exoneração de Louismar Bonates. Wilson Lima (PSC) diz que pedirá investigação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O vice-governador do Amazonas Carlos Almeida (PSDB) aproveitou uma viagem do governador Wilson Lima (PSC) para Brasília e tentou armar a demissão do secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates.

O pedido de exoneração chegou a ser enviado para o Diário Oficial do estado, mas a manobra foi descoberta pela equipe do governador que impediu a publicação oficial do ato.

Para o lugar de Bonates, Almeida nomearia, de acordo com cópia do pedido de exoneração ao qual o Painel teve acesso, o delegado Mario Jumbo Miranda Aufiero.

Almeida e Lima estão rompidos desde que foram alvos de investigação da Polícia Federal por irregularidades em contratações durante a pandemia.

Em entrevista ao Painel em maio, Almeida acusou Lima de ser responsável pela crise do oxigênio em Manaus e que o ex-aliado levou ao estado a política de imunidade de rebanho, tese defendida pelo presidente da República, segundo a qual a contaminação generalizada evitaria medidas ruins para economia. Lima nega a versão do vice-governador.

Por meio de nota, o governo do Amazonas informou que Almeida e um funcionário comissionado da Casa Civil criaram um documento de exoneração, mas ele não chegou a ser publicado.

Ainda segundo o governo, o servidor foi exonerado e o caso será enviado à polícia para responsabilização dos envolvidos.

“O documento não chegou a ser publicado, por isso não tem validade e efeito. Mas o ato gravíssimo tem o objetivo de causar instabilidade e danos ao Governo”, diz a nota.

Carlos Almeida Filho, vice-governador do Amazonas - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas